Artesanato da Bahia tem nova casa em Salvador

Desde o dia 10 de dezembro de 2019, funciona no Porto da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, o novo Centro de Comercialização do Artesanato do Estado da Bahia. A loja-conceito reúne a produção artesanal dos 27 territórios de identidade do estado num sofisticado showroom, trazendo trabalhos produzidos com técnicas tradicionais e contemporâneas.

Bordados, carpintaria, cerâmica, cestaria, costura, papietagem, renda, tapeçaria, tecelagem, entre outros, estão entre as peças comercializadas no local, que tem recebido grande visitação de baianos e turistas. Cerca de 1500 produtos de mais de 100 artesãos estão expostos para venda. “Além da visibilidade para artesãs e artesãos, o espaço traz para o público a possibilidade de conhecer trabalhos inovadores, técnicas transmitidas através de gerações e produtos que tem a identidade da Bahia em toda a sua diversidade. É um primeiro passo para o fortalecimento do setor artesanal baiano”, comenta Teresa Carvalho, diretora da Fábrica Cultural.

A abertura da loja-conceito na Barra faz parte das ações de promoção, qualificação e comercialização que integram a política pública para o setor artesanal, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, executada pela Fábrica Cultural.

Para a coordenadora executiva de fomento ao artesanato, Luciana Embilina, o Centro de Comercialização é o único equipamento modelo no Estado. Sua importância, para além de contribuir  com o escoamento da produção, cumpre o papel de promover a vivência das artesãs e artesãos, com as práticas da gestão de negócio através do aprimoramento de seus produtos, potencializando a geração de trabalho e renda.     

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, o programa prevê outras ações de apoio à comercialização do segmento. “Está prevista ainda a abertura de mais uma loja, a promoção de feiras, eventos e rodadas de negócios, parcerias e novas estratégias, envolvendo setores como turismo, arquitetura e decoração”, afirma.

CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DO ARTESANATO DO ESTADO  DA BAHIA

Largo do Porto da Barra, n. 02, Salvador, Bahia.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
Sábados e domingos, das 9h às 13h

preloader