Adilene Santos é mestra em bordados em suas várias formas e tipos. Utilizando diversas técnicas, cria peças desde enxovais de bebês a roupas para grandes eventos, passando pelas indumentárias das baianas. Suas criações são únicas, feitas para cada cliente atendendo a seus desejos e pedidos.
Nasceu em Salvador em 08 de maio de 1981 e seu primeiro contato com o artesanato aconteceu ainda na infância, quando via sua saudosa avó fazendo crochê, primeira técnica que aprendeu, aos oito anos de idade. Foi crocheteira durante muitos anos até que, no ano 2000, teve contato com o bordado à máquina, em curso no extinto Instituto Visconde de Mauá, com a professora Margarida. Dois anos depois, aprendeu também o bordado à mão, com a professora Inalva.
Apaixonou-se então pela barafunda, tipo de bordado que se faz em tecido previamente desfiado. De origem incerta, acredita-se que a barafunda foi criada no Brasil por mulheres negras escravizadas, através da adaptação de técnicas europeias de bordado. Adilene pesquisou, aprendeu e catalogou mais de 100 pontos de bordados sobre desfiados, que incluem o crivo, labirinto e bainha aberta.
Um de seus prazeres é ensinar as técnicas que aprendeu e perceber a realização de suas alunas. Também acredita na função terapêutica dos trabalhos manuais e da conexão consigo mesma enquanto cria os bordados e esquece dos problemas exteriores.