Jeovaldo Chaves Araújo, mais conhecido como Jotacê, é mestre ceramista, criador de esculturas e painéis inconfundíveis que se inspiram na natureza e fundador de uma linhagem familiar de ceramistas. Ele nasceu em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, em 10 de março de 1934. Ainda na infância, apaixonou-se pela cerâmica e observava atentamente as mulheres da vizinhança, que moldavam o barro para fazer presépios e pequenas peças, ainda que com técnica rudimentar. Já nessa época, ele soltava a imaginação e brincava de criar formas com esta matéria-prima, a que tinha fácil acesso.
Na juventude, saiu sua cidade para estudar desenho e, em Salvador, trabalhou com grandes artistas como Udo Knoff, Mário Cravo, Emanoel Araújo e Carybé. Nessa época, aprendeu a entalhar esculturas em madeira. Seu talento também inclui a pintura e a criação de mosaicos. A cerâmica voltou para sua vida ao mudar-se para a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, onde desenha e depois modela esculturas, mosaicos, quadros e peças diversas.
Acredita que ele próprio é um instrumento da Natureza, que, mais do que inspiração, é quem guia todas as suas criações. Suas temáticas são diversas e seus trabalhos incluem santos católicos, orixás e elementos da natureza, sempre permeados por seu pensamento filosófico sobre nossa existência e pelos ensinamentos da Cultura Racional.
Seus filhos Hermes e Jan Araújo também escolheram o fazer artesanal e perpetuam a tradição familiar da cerâmica, adicionando à linguagem familiar suas características pessoais, cores e temáticas.