Mestre Lua Rasta é especialista na construção de instrumentos percussivos. Pandeiros, berimbaus, atabaques, caxixis, xequerês e outros instrumentos ganham forma e afinação nas mãos desse mestre, que utiliza materiais como madeiras, couro, sementes, cordas e metais.
Nasceu em Salvador em 28 de julho de 1950. Nos anos 1970, era o responsável pela manutenção em atabaques para apresentações do grupo de teatro da professora Emília Biancardi, aprendeu então a “encourar” (colocar o couro e esticá-lo com cordas nos atabaques) com o famoso músico, carnavalesco e artesão Nelson Maleiro e desenvolveu a partir daí sua habilidade na produção de instrumentos.
Capoeirista, mestre Lua foi aluno dos lendários mestres Bimba e Canjiquinha e se dividia entre o Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com apresentações de capoeira. Com cerca de 20 anos, quando morou em Genebra, passou a viver da capoeira: construindo instrumentos, fazendo apresentações e dando aulas.
Viajou por diversos países, conhecendo instrumentos e aprendendo a fazê-los. Mantém um ateliê no Centro Histórico de Salvador, onde compartilha seu conhecimento como artesão, luthier e capoeirista.
Recebeu o título de Mestre Artesão em maio de 2021, tornando-se, ao lado de mestre Olavo, os primeiros mestres artesãos da capoeira reconhecidos no Brasil, numa iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Setre.