REGINALDO XAVIER
Reginaldo Xavier é mestre na arte da cerâmica. Amante da beleza, sua vida é dedicada à criação de esculturas cheias de delicadeza, como bustos femininos, santos, sereias, pratos, caixas, maçãs e...
Reginaldo Xavier é mestre na arte da cerâmica. Amante da beleza, sua vida é dedicada à criação de esculturas cheias de delicadeza, como bustos femininos, santos, sereias, pratos, caixas, maçãs e outras figuras suavemente coloridas.
Nascido em 13 de maio de 1960 em Nazaré das Farinhas, onde acontece anualmente a tradicional Feira dos Caxixis, teve sua primeira experiência modelando o barro para fazer um presépio, a pedido de uma tia. Como já cursava pedagogia na época, usou do mesmo barro para experimentar uma criação mais artística, que apresentou aos seus colegas na universidade. Foi daí que surgiu a indicação de participar das Oficinas de Expressão em Série, do Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, onde se apaixonou definitivamente pela cerâmica.
Desde então, vive da sua produção cerâmica: trabalhou em ateliês de amigos e no seu próprio, foi professor do Instituto Mauá, onde formou muitos ceramistas, e hoje produz as suas peças num ateliê em Igatu, na Chapada Diamantina. Seus trabalhos estão espalhados em cidades como Nova Iorque e Paris, além de todo o Brasil.
Um dos seus trabalhos mais marcantes são as Negras, bustos de mulheres que ostentam belos penteados afros, inspirados na afirmação do cabelo crespo das mulheres que via em Salvador na juventude e que, para ele, eram lindas esculturas.