Maria dos Anjos Souza, mais conhecida como Dos Anjos, é mestra nas técnicas do bordado, em especial do redendê. Produz peças para casa, enxovais e vestuários. Suas batas, vestidos, calças e camisas são uma inovação no uso desse tipo de bordado.

Nasceu em Inhambupe em 14 de julho de 1950 e, aos 18 anos, desafiando uma sociedade em que o bordado era ensinado apenas às jovens brancas das famílias ricas, aprendeu sozinha a técnica que até hoje é tradição local. Também chamado de “redendel” na cidade, o bordado, geralmente formando composições geométricas, é feito em tecido preso em bastidor que, após ser trabalhado, é recortado com tesoura para retirada das partes que não foram cobertas pela linha.

A primeira etapa para Dos Anjos, foi aprender com suas amigas da juventude a “tecer”, a preparar o tecido para receber o bordado, formando os quadriculados e desfiando-os. Depois, com um metro de tecido, um rolo de linha e um pano de bandeja emprestado de uma vizinha, tentou repetir o bordado ao seu modo até aprender. Com o tempo, aprimorou a técnica, entendendo melhor as etapas, e se tornou uma exímia bordadeira, vendendo suas peças para diversas lojas de Salvador.

Além do redendê, a mestra também sabe costurar e fazer diversos tipos de bordados, como ponto cheio, crivo, ponto de areia, bainha aberta e outros. Professora, compara o ensino da técnica à alfabetização de uma pessoa. “É tão gratificante quanto ensinar uma pessoa a escrever. Gosto muito de ensinar. A gente precisa deixar um legado quando se for, espero em Deus ainda ensinar muito”, afirma.

Filtrar por notícias

Procurar por notícia
Filtrar por categoria
Nenhum resultado encontrado.
× Como posso te ajudar?