Claudia de Araújo Figueiredo é mestra na técnica do crochê. Nascida em Alagoinhas, Bahia, em 21 de dezembro de 1971, quando pequena observava encantada sua avó Francisca criando com fios e agulhas. Aos 11 anos, ela ganhou da avó sua primeira agulha e começou a aprender os primeiros pontos. Após a perda parcial da visão de dona Francisca por conta de uma catarata, foi a vizinha Rita que lhe ensinou os principais pontos. Curiosa, foi se aprimorando através de vídeos e revistas.

No seu trabalho, aliado ao crochê, também usa o fuxico em algumas peças. Suas criações são voltadas principalmente para casa e decoração, eventualmente produzindo peças de moda. São cestos, bandejas, cachepôs, porta-vinhos, bolsas e outras peças feitas com barbante, fio de malha e outros tipos de linhas.

Em 2020, foi desafiada a começar a ensinar, transmitindo seus conhecimentos técnicos do crochê  e do fuxico em cursos realizados pela Secretaria de Educação de Lauro de Freitas. Observar a capacidade de aprendizado de suas alunas e a transformação possível em suas vidas foi um grande estímulo para seguir criando e ensinando. Para ela, o artesanato não é apenas uma fonte de renda, mas uma terapia e a oportunidade de mudar a vida de outras pessoas.

× Como posso te ajudar?