CANECA DE CERÂMICA CRUA COM ALÇA

MANOEL MESSIAS

Especificações

Caneca feita em cerâmica crua pintada à mão. Polo 02 – Litoral Norte e Agreste Baiano | Cidade: Camaçari | Território de Identidade: Metropolitano de Salvador

Comprar

Sobre a(o) Artesã(o)

MANOEL MESSIAS

O mestre Manoel Messias é ceramista e mescla em suas peças o universo afro-brasileiro e técnicas tradicionais da cerâmica japonesa, criando tanto objetos utilitários quanto peças escultóricas.

Nasceu em Sergipe, em 2 de março de 1950, e sua família mudou-se para Salvador quatro anos depois. Cresceu entre os bairros da Liberdade e da Lapinha, vivendo a cultura negra, as festas da Independência da Bahia e seus caboclos, os presépios e tantas manifestações populares. Foram os presépios, na infância, que lhe despertaram o desejo de modelar as primeiras peças no barro.

Seu contato mais profundo com a cerâmica se deu nas aulas de modelagem e escultura na Escola de Belas Artes da UFBA, durante a graduação, nos anos 1970, e também na convivência com Osmundo Teixeira, criador de arte sacra. Nos anos 1980, iniciou-se no torno em aulas com o mestre Vitorino, de Maragogipinho, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Suas…

× Como posso te ajudar?