Artesanato da Bahia leva originalidade e tradição para 14º Salão Nacional Raízes Brasileiras

Originalidade e tradição vão marcar o estande do Artesanato da Bahia no 14º Salão Nacional Raízes Brasileiras, que acontece entre os dias 27 e 31 de outubro, na arena de eventos do Shopping Pátio Brasil, em Brasília.

Além da riqueza cultural dos artigos, a delegação baiana também se destaca pela representatividade e pluralidade étnica. Artesãs e artesãos de origem indígena e de matriz africana integram o grupo junto às associações de artesanato e produtores individuais.

Os expositores foram previamente selecionados em edital divulgado pela Setre e pertencem a oito municípios baianos: Andaraí, Banzaê, Cachoeira, Guanambi, Inhambupe, Lauro de Freitas, Santa Cruz Cabrália e São Félix.

Para fornecer as condições necessárias à participação de artesãs e artesãos no evento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), garantiu passagens e hospedagens em Brasília. A coordenadora de Fomento ao Artesanato, Ângela Guimarães, destaca o potencial de geração de renda do Salão Nacional Raízes Brasileiras e comenta a expectativa positiva sobre o evento. “A participação do Artesanato da Bahia neste 14o Salão Raízes Brasileiras faz parte de um conjunto importantes de atividades em prol do segmento realizadas em 2021, como as mostras do artesanato indígena e da Capoeira, cursos de qualificação, realização de sete feiras regionais do artesanato, rodada de negócios, dentre outras. Vamos levar o melhor do artesanato baiano para Brasília e assim ampliar a comercialização e a geração de renda para artesãs e artesãos baianos, tão impactados neste período pandêmico”, afirma.

A participação de artesãs e artesãos baianos em salões e feiras nacionais integra as ações do Governo do Estado para a retomada da economia, por meio de atividades que visam oportunizar mais espaços de comercialização aos produtores de artesanato da Bahia.

Salão do Artesanato

O Salão do Artesanato Raízes Brasileiras reúne, desde 2008, o melhor da produção artesanal de todo o Brasil, com peças criadas em várias tipologias e com técnicas variadas. Atrações culturais, gastronomia e oficinas também fazem parte da programação.

A participação do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) nas feiras tem o propósito de atender artesãos de todas as unidades da federação, destacando o artesanato de diferentes regiões.

Serviço

O quê: 14° Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras
Onde: Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, Brasília – DF
Quando: 27 a 31 de Outubro de 2021
Horário: 10h às 22h

preloader