No dia 10 de agosto (sábado), aconteceu a Caravana de Cadastramento da Carteira Nacional do Artesão, na Igreja Batista Sinai, no bairro da Liberdade, das 9h às 14h. A ação foi realizada pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA).

Com uma ótima recepção e apoio da presidenta do Instituto Crescendo Juntas, Aline Bezerra, e da tesoureira da Igreja Batista, Tatiane Mônaco, a ação da caravana beneficiou, no total, 43 artesãs e artesãos. Segundo a artesã Valdete Rocha Santos, durante muitos anos frequentou o Instituto Mauá onde fez vários cursos, mas somente após a Caravana conseguiu realizar o sonho de obter a Carteira Nacional de Artesão.

A Carteira é direcionada para artesãs e artesãos individuais, associações e grupos de produção. É uma forma de regularização profissional e oferece as seguintes oportunidades:

● Possibilidade de participação em cursos e outras qualificações virtuais e presenciais;
● Possibilidade de participação em feiras regionais, nacionais;
● Expor produtos no Centro de Comercialização/Loja Artesanato da Bahia;
● Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários;
● Garante isenção do ICMS na comercialização dos produtos;
● Possibilidade de participação nas Rodadas de Negócio Artesanato da Bahia;
● Acesso à nota fiscal avulsa eletrônica (e-NFA);
● Possibilidade de inscrição dos produtos para obtenção do “Selo de Origem Artesanato da Bahia” e do respectivo Programa de Certificação de Origem, proporcionando ampliação das possibilidades comerciais;
● Possibilidade de acesso a microcrédito produtivo, fornecido através do CrediBahia.

As ações de comercialização do Programa Artesanato da Bahia são uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/Bahia), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, e da Associação Fábrica Cultural.

Para mais informações sobre o cadastramento, acesse a sessão “Sou Artesão”.

× Como posso te ajudar?