O desfile Bahia Ancestral e Contemporânea aconteceu durante jantar no Amado
O desfile de moda artesanal Bahia Ancestral e Contemporânea, foi intensamente aplaudido na noite de ontem (03/11), durante o jantar para convidados do Festival Internacional Liberatum, no restaurante Amado. Na noite em homenagem à cantora Alcione, os modelos com diversos perfis encantaram o público com roupas e acessórios criados por artesãs e artesãos baianos. Entre os convidados estavam as atrizes Angela Bassett, Rossy de Palma e Taís Araújo, o cantor Seu Jorge e a cantora Debbie Harry.
A cantora Alcione foi homenageada com referências da cultura maranhense na passarela e na trilha sonora criada pelo DJ Mauro Telefunksoul especialmente para o desfile. No palco, as homenagens vieram da voz das cantoras Majur e Luedji Luna.
A igualdade, inclusão e diversidade que formam os princípios do Liberatum, também inspiram a moda do Artesanato da Bahia. A proposta do Artesanato da Bahia e do Governo do Estado, foi levar para a passarela as roupas e acessórios que expressam os saberes e fazeres ancestrais e contemporâneos, traduzidos em produtos que carregam em si os valores singulares da cultura, lutas, desejos e da história do povo baiano.
“Como já prevíamos, o desfile foi um sucesso, bonito, com peças desenvolvidas com técnicas diversificadas, privilegiando a diversidade da população baiana. Na passarela, reunimos homens e mulheres de todos os perfis, afrodescendentes e indígenas. Foi muito bonito em toda a sua completude”, festeja Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato – CFA.
A moda artesanal expressa a diversidade da cultura baiana, destacando os saberes e fazeres dos povos originários, quilombolas e várias regiões do estado. Este é o principal conceito do que foi apresentado na passarela, através da combinação de roupas e acessórios criados com diversas técnicas e materiais.
As criações de artesãs e artesãos encantaram o público com roupas diferenciadas nas formas, texturas e cores, em crochê, rendas renascença e bilro, macramê e bordados, entre outras. Na composição, os acessórios se destacaram em peças criativas de madeira, frivolité, cerâmica e palhas trançadas
A produtora Tininha Viana assina a direção geral e o styling do desfile, que teve a direção artística de Alice Barreto. Elas também assinaram a curadoria junto com Caio Fernandes. Todas as peças produzidas apresentadas no desfile são comercializadas na loja da Casa Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, 02 – Barra.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Alice Barreto
Curadoria: Alice Barreto, Caio Fernandes, Tininha Viana
Styling: Tininha Viana
Produção: Caio Fernandes, Carol Barbosa, Laura Resende e Silas Santos
*Artesã/ãos e Entidades Representativas:* Marizete Barreto, Silmara Amaral, Zezé, Geiza Oliveira, Maria dos Anjos, Telma Sueli, Sandra Regina, Vanessa Elia, Bergson, Dorian Almeida, Cassio Caiazo, Maria Zenaide, Sefora Tirza, Angela Torres, Jorrani Pataxó, Lena Dantas, Joselito Pinto, Celia Amorim, Licia Bastos, COOPERAFIS, Associação Mãos Nativas de Sauípe.