O curso de Tecelagem está no seu segundo mês e segue até dia 16 de novembro na Coordenação de Fomento ao Artesanato, nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h.
Foram selecionadas 15 pessoas para participar do curso ministrado pelo mestre artesão Joselito José Pinto que ao longo desse tempo proporciona aos participantes o acesso a tecelagem artesanal, pautada no conhecimento e na prática de uma atividade artística, planejada e coordenada.
Assim como conta a aluna, Carmem Monteiro, “ Pra mim isso aqui é uma arte sem igual, você trabalha com sua paciência e persistência, até chega a tear você passa por cinco etapas, são essas etapas que a gente vê se o produto tá tudo certo”.
Esse acesso tem a função de integrar os aportes de diferentes especialidades, desde a especificação de matéria prima, passando pela produção à utilização e o destino final do produto, representando um universo comercial cada vez mais valorizado e um potencial gerador de renda.
O curso voltou a acontecer depois de uma pausa por conta da pandemia e já mostra alguns resultados. “Apesar da pausa durante a pandemia, voltamos com força total e os alunos estão frequentando cem por cento, está sendo muito gratificante porque já tem gente comercializando suas peças”, conta o mestre artesão Joselito Pinto, que ministra o curso.