Nesta quarta (18/01), foi realizado o encerramento do Curso Intensivo De Antemão, à mão: Design de Produto, na Aldeia Mirandela, em Banzaê.

As aldeias indígenas, de Marcação, Araçá, Pau Ferro e Mirandela, se reuniram para o último dia do curso, ministrado pelo designer especialista em artesanato e consultor Rodrigo Lyra. 

 

“No evento houve o encontro das quatro aldeias, com a finalidade da integração da produção dos quatro núcleos e da determinação da marca que representasse o artesanato Kiriri”, conta o ministrante.

 

O curso teve como objetivo, elaborar a produção de possíveis peças artesanais, a partir dos conhecimentos das comunidades indígenas do município de Banzaê, de acordo com suas características identitárias e culturais. Gerando uma linha produtiva que expressa uma estética única, original e ancestral.

 

A artesã Solange Jesus Santos, da Aldeia de Mirandela, conta que o curso foi de grande importância para o artesanato indígena, desenvolvendo a produção e impactando nas vendas. “Cada dia a gente vem se desenvolvendo na produção e na conservação do nosso artesanato. Fortalece também a nossa tradição, os nossos costumes, deixado pelos nossos antepassados”, afirma ela

 

Rodrigo Lyra, destaca que, ao longo do curso, o conteúdo foi compartilhado levando em conta a diversidade do território entre as aldeias.”Foram 4 interações bem importantes, onde conteúdo foi compartilhado, de forma personalizada de acordo com as manifestações que ocorrem em cada uma delas. Nós tratamos de buscar especificidades, e as técnicas e tipologias compartilhadas por todas, de forma a criar ações conjuntas nas aldeias, mas que houvesse a expressão individual de cada uma”, diz ele.

 

Esta é uma ação realizada pela Coordenação de Fomento do Artesanato (CFA), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com Associação Fábrica Cultural.

× Como posso te ajudar?