O evento ocupou o Museu de Arte Moderna (MAM) em comemoração ao Dia da Artesã e do Artesão

O Museu de Arte Moderna (MAM) foi passarela, no fim da tarde de sábado, para o desfile de moda artesanal Imaginário Popular da Bahia, inspirado nas festas populares e feiras de Cachoeira, no recôncavo baiano. O desfile fez parte da programação da Feira do Artesanato da Bahia e da Economia Solidária, que acontece até hoje, em comemoração ao Dia Mundial da Artesã e do Artesão, celebrado neste domingo (19).

As roupas e acessórios foram criados a partir de diversas técnicas por artesãs e artesãos da Bahia. “A Coleção Cachoeirana, com roupas bordadas em chita foi o ponto de partida para este mergulho no universo do recôncavo”, disse a produtora de moda Tininha Viana, convidadada pelo coordenador de Fomento ao Artesanato, Weslen Moreira, para ser a diretora e styling do desfile. A apresentação ficou por conta de Koanza, personagem criada pelo ator Sullivan Bispo.

Os look da exposição Cachoeirana apresentados na passarela também fazem parte de uma exposição montada no MAM. A coleção reúne as criações de integrantes da Associação Artesão Chitarte de Cachoeira, que utilizaram bordados para contar um pouco a história do recôncavo.

Da plateia, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, comemorou o sucesso do evento. “O artesanato é parte constitutiva da nossa identidade e também está presente também na moda, que é a expressão cultural de um povo”, disse.

A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O
evento conta com apoio do Sebrae, IPAC, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

 

Fonte: ASCOM Setre

× Como posso te ajudar?