Edição especial de Encontro Artesanato da Bahia reúne artesãos do Pró-Semiárido

Com o objetivo de levantar demandas para qualificação de artesãs e artesãos e desenvolver estratégias para ampliação das vendas de produtos artesanais da Bahia, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e a Associação Fábrica Cultural realizam o Encontro Artesanato da Bahia. O evento, que acontece na próxima sexta-feira (26), às 16h, é voltado para artesãs e artesãos, gestores públicos, instituições ligadas ao setor artesanal e outros interessados.

O encontro vai reunir artesãs e artesãos atendidos pelo Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado. O projeto assiste cerca de 60 mil famílias do semiárido, de 782 comunidades, localizadas em 32 municípios baianos com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O evento acontece pela plataforma Zoom, com inscrições através do Sympla. Faça sua inscrição clicando aqui.

A atividade faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, promovidas pela Setre, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e pela Associação Fábrica Cultural. A qualificação de artesãs e artesãos, a promoção do produto artesanal e a ampliação de formas de comercialização fazem parte das ações. O objetivo é fortalecer e transformar o artesanato baiano em uma marca forte e de referência nacional.

Os Encontros Artesanato da Bahia são uma das etapas do Diagnóstico do Artesanato Baiano, que embasará o desenvolvimento do Programa de Qualificação, iniciativa que visa o incentivo, a capacitação e o desenvolvimento de diferentes competências dos artesãos baianos, focando no aperfeiçoamento da produção, através de conjunto de ações e estratégias que estimulem a melhoria das técnicas artesanais, das formas de produção e divulgação dos produtos. Nos diálogos on-line, serão levantadas as principais necessidades de cada região, além de fortalecidas as articulações dos grupos produtivos.

preloader