Encontro on-line com a curadoria tem vagas abertas

Entre os dias 19 e 21 de maio, acontece mais uma edição on-line do Encontro com a Curadoria. O objetivo é dar uma orientação personalizada para artesãs e artesãos que pretendem disponibilizar seus produtos para venda nas lojas do Artesanato da Bahia (Porto da Barra e Salvador Shopping).

Na reunião on-line com cada artesã/o, o curador Rodrigo Lyra realiza uma escuta e avaliação conjunta dos produtos, para adequação de acordo com as intenções, trajetória, habilidades e domínio técnico de cada artesã/o, também das diretrizes do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro e do emprego de matérias-primas, com o objetivo de potencializar a identidade cultural da produção e as oportunidades de mercado.

Para participar, é preciso ter a Carteira Nacional de Artesã/o válida e fazer o agendamento do seu horário através do WhatssApp do Centro de Comercialização: 71 99906-6746. Os atendimentos acontecerão entre os dias 19 e 21 de maio – quarta (manhã e tarde), quinta e sexta (manhã).

CRITÉRIOS PARA EXPOR NAS LOJAS

Para a entrada de novos produtos nas lojas do Artesanato da Bahia, estes devem seguir alguns critérios, que serão avaliados pelo curador. Para participar, a/o artesã/o precisa:

– Possuir a Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade;

– Produzir artigos de acordo com os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro;

– Representar as identidades e diversidades culturais do Estado da Bahia;

– Ter qualidade de acabamento e apresentar domínio técnico coerente com a utilidade e função do produto no seu contexto;

– Respeitar e aplicar práticas conscientes de produção e de trabalho decente, assim como do uso racional de insumos quanto a sua origem e sustentabilidade;

– Ser representativo das particularidades socioculturais e geográficas próprias dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que estão agrupados em 9 polos de Artesanato;

– Integrar uma oferta equilibrada de produtos de forma que as lojas apresentem um conjunto variado de produtos, respeitando suas particularidades culturais e oportunidades de mercado;

– Apresentar material gráfico: etiqueta em papel tipo TAG, com um pequeno histórico da trajetória e apresentação de sua produção ou do grupo que representa.

Os encontros com a curadoria acontecem remotamente, através de aplicativo de teleconferência, como medida de prevenção ao avanço da pandemia de Covid-19.

Faça sua inscrição clicando aqui: https://bit.ly/Comercialização

preloader