A Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), disponibiliza de três formas para cadastramento, presencialmente durante as Caravanas, que também fazem parte da Feira Regional Artesanato da Bahia, virtualmente a partir do pré cadastro no site do Artesanato Brasileiro e atendimento na sede da CFA. Para emitir ou renovar sua carteira, antes de se cadastrar, saiba primeiro se adequa em uma das seguintes opções:
- artesão profissional
- mestre artesão profissional
- associação de artesãos
- cooperativa de artesão
- grupo de produção artesanal
- sindicato de artesão
- federação de artesão
- confederação de artesão
Para iniciar o pré-cadastro virtual, basta ir ao site www.artesanatobrasileiro.gov.br e seguir as instruções. Após solicitar, o artesão deverá aguardar a avaliação e resposta do seu cadastro via e-mail, e mediante a aprovação, encaminhar a documentação necessária para a confecção da Carteira de Artesã(o)”.
Segue abaixo os documentos solicitados pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA-Setre):
1. Foto 3×4 atual (pode tirar de celular em parede de fundo branco).
2. Assinatura digital (pode assinar em papel de fundo branco e tirar foto).
3. Cópia do RG/CPF para confirmação de dados.
4. 3 (três) fotos de cada técnica artesanal cadastrada.
5. Vídeo produzindo alguma peça, para comprovação de domínio de técnica.
Na posse desses materiais, entre em contato com a CFA (Coordenação de Fomento ao Artesanato) por e-mail (carteira.artesanato@setre.ba.gov.br), e mensagem de Whatsapp através do contato (71) 99631-8417. Além desses meios, há o atendimento presencial, na sede da Coordenação, mediante agendamento através dos contatos já citados.