O Espaço Conceito e a Loja Pop-Up do Artesanato da Bahia foi um dos espaços mais visitados na 2ª edição da Feira Baiana de Cafés Especiais, encerrada no último domingo (18), na Doca 1, no Comércio. O público se encantou com os produtos utilitários e decorativos criados por artesãs e artesãos baianos, que estavam expostos no evento.
Entre várias marcas de café de todo o estado, que espalhava o aroma da bebida em toda Doca 1, o Artesanato da Bahia chamava a atenção com sugestões de produtos para o dia-a-dia, que podem ser usadas em mesas de café e refeições. Entre eles, os sousplats, canecas, xícaras, bules, pratos, coadores de cerâmica, cestarias, jogos americanos, flores de fuxico, guardanapos bordados, centros de mesa bordados, colares de mesa e toalhas de mesa.
“Não resisti e comprei um conjunto de xícara e de bule feito com coco. Adoro estes trabalhos dos artesãos baianos, porque são peças únicas e você acaba não achando igual em outro lugar”, conta Daiana Ayala. Fã de um bom cafezinho, Giovana Lopes, de Seabra, escolheu xícaras de cerâmica para usar no dia-a-dia. “São lindas. Vou usá-las direto, porque sou cafezeira profissional”, brinca a presidente de uma cooperativa de café e provadora da bebida.
“Quero parabenizar os organizadores dessa belíssima Feira Baiana de Cafés Especiais. É o primeiro formato de uma feira especial que o Artesanato da Bahia participa. Quem veio, pode ver que pode ter uma mesa elegante e confortável para tomar um café com produtos feitos por artesãs e artesãos baianos. A Feira de Cafés com o artesanato é um casamento que deu certo. Espero que seja o primeiro de muitos”, comenta Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.
Esta foi uma oportunidade para destacar as criações artesanais de diversas regiões da Bahia, enriquecendo os momentos de café e resultando em um excelente volume de vendas. O espaço conectou o público com a riqueza do artesanato baiano, incentivando o fortalecimento das tradições e o crescimento do setor. O Espaço Conceito e a Loja Pop-Up do Artesanato da Bahia foram realizados pela Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (CFA-SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural.