Feira Artesanato da Bahia promove encontro representativo em Lençóis

No último final de semana, a cidade de Lençóis recebeu de braços abertos a equipe do Artesanato da Bahia. Na sexta-feira, 27 de agosto, o Encontro Regional de Artesãs e Artesãos reuniu diversos representantes do segmento de artesanato da região. Já no sábado e domingo, os estandes da Feira Artesanato da Bahia ocuparam o Mercado Municipal da cidade, com uma mostra do que é produzido na região.

O Encontro Regional aconteceu na Câmara Municipal de Lençóis e foi significativo pela presença de gestoras e gestores municipais, que aproveitaram a ocasião para se comprometerem com o fortalecimento das ações em prol do artesanato. O evento agregou cerca de 80 pessoas, entre artesãs, artesãos, associações representativas e gestores públicos. 

“A discussão foi riquíssima. Apresentamos as políticas públicas de fortalecimento do artesanato baiano, ouvimos as demandas do segmento e entregamos as Carteiras Nacional da Artesã e Artesão”, comentou Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato (CFA – SETRE), sobre o direcionamento do evento. 

Dentre os gestores públicos que estiveram presentes no encontro na Chapada Diamantina, destacam-se Marcus Vinicius Novais (Vice-prefeito de Lençóis), Carlos Roberto Alves (Pres. da Câmara de Vereadores de Lençóis), Laura Garcia (Sec. de Turismo e Cultura de Lençóis), Fabiana Profeta (Sec. De Turismo de Mucugê), Ilário Lima (Dir. de Cultura de Lençóis), Albino dos Santos (Dir. de Cultura, Esporte e Lazer de Boninal), Bruno Ribeiro (Sec. De Educação e Cultura de Marcionílio Souza), Luciano Macena (Sec. de Cultura de Souto Soares), Maurício Sodré (Sec. de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Morro do Chapéu), Raumi de Souza (Coord. de Cultura de Wagner), Zilda Marcelina (Dir. de Cultura de Iraquara) e Rosely Alves (Representante da Secretaria De Meio Ambiente e Turismo de São Desidério).

Já no final de semana, 28 e 29 de agosto, a Feira Artesanato da Bahia reuniu artesãs, artesãos, conterrâneos, visitantes e turistas nos estandes cuidadosamente montados no Mercado Municipal. A produção artesanal da Chapada Diamantina se destacou pela peças em cerâmica, crochê, macramê, pintura à mão livre, trançados e esculturas de fibras naturais, entalhe em madeira e nas tradicionais criações com areia colorida da região.

O evento também contou com a presença do mestre-artesão Jotacê, ceramista morador da cidade, que teve peças suas e de seus filhos Hermes e Jan Araújo expostas. As obras da família são marcadas por figuras e mosaicos em cerâmica inspirados em elementos e cores da fauna e da flora.

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis. 

Em cada edição, a Feira Artesanato da Bahia promoverá a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos, aquecendo o turismo e valorizando a cultura de cada região. De Lençóis, o evento segue para Jacobina (04 e 05/09), Vitória da Conquista (11 e 12/09), Cachoeira (17 e 18/09), Juazeiro (24 e 25/09) e Porto Seguro (02 e 03/10). 

preloader