II Congresso Estadual dos Artesãos Baianos discutirá as principais demandas do setor artesanal

O II Congresso Estadual dos Artesãos Baianos acontece no próximo dia 16 de março, das 8h30 às 17h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O evento vai reunir artesãs e artesãos do estado em um debate sobre os temas mais relevantes para a categoria. As inscrições podem ser feitas através DESTE LINK. Para mais informações, deve-se entrar em contato com o número (77) 9 9118-7683.

O congresso pretende fortalecer os produtores de artesanato enquanto categoria, através da identificação das atuais necessidades do setor e estímulo de reflexões sobre essa realidade. Para isso, serão discutidas as leis que formalizam e regem as atividades de artesanato:  Lei nº 13.180/2015, que regulamenta a profissão e Portaria-SEI nº 1.007/2018, que institui o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O encontro vai contemplar a importância da Carteira Nacional de Artesã/o (CNA), o processo de criação de associações e as prerrogativas criadas pelos pelos presidentes nacionais e estaduais das federações da categoria. Despertar os potenciais artísticos e intelectuais de criadoras e criadores do estado também é um dos objetivos da ocasião.

Segundo Regina Lúcia Borges, presidenta da Federação de Associações de Artesãos do Estado da Bahia (Faaeb), a instituição pretende apresentar ao Governo do Estado sugestões que reúnem as demandas da categoria, na busca do diálogo e parceria que tragam soluções. As propostas discutidas serão levadas ao VIII Congresso Nacional de Artesãos, que acontece no Espírito Santo, entre os dias 18 e 20 de março. 

A presidenta acredita no potencial do evento para transformar a realidade de artesãs e artesãos da Bahia. “Sabemos que a Bahia é o berço da cultura brasileira e precisamos revolucionar o artesanato. Acreditamos que depois do congresso estadual, as coisas irão tomar outro rumo e fazer diferença na vida de muitas pessoas. Depois de dois anos lidando com a distância, esse momento vai ser um divisor de águas”, afirma Regina Borges.

Para Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (CFA/Setre), o congresso é uma comprovação da força do setor. “A coordenação está muito feliz em apoiar novamente a realização do Congresso Baiano de Artesãs e Artesãos, pois consideramos de grande importância que a categoria esteja organizada e unificada em torno de suas bandeiras de fortalecimento do artesanato. Somos um canal permanente de diálogo para este objetivo comum”, completa.

O II Congresso Estadual de Artesãos é uma iniciativa da Federação de Associações de Artesãos do Estado da Bahia (Faaeb), com apoio institucional da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA-SETRE), em parceria com Fábrica Cultural e a Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart).

ACOMPANHE AS TRANSMISSÕES ONLINE DO EVENTO:

Manhã – 9h: https://youtu.be/VKloj07vZK0
Tarde – 13h30: https://youtu.be/qXWwNoJCGaA

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

8h – Credenciamento

8h30 – Welcome  Coffee

9h00 –  Abertura do evento: Hino Nacional, Composição da mesa de autoridades,   Fala de Abertura, Pronunciamentos (lista em anexo)

10h –  Palestra “ PAB – Base Conceitual do Artesanato:  lei, portaria”

Palestrante: Leda Bahia –  (CFA)

10h30 – Abertura de espaço para perguntas e esclarecimentos da palestrante

11h – Palestra “Direitos assegurados pela Carteira Nacional do Artesão  – CNA” 

Palestrante: Caio Fernandes – CFA

11h30 –  Abertura de espaço para perguntas e esclarecimentos do palestrantes 

12h – ALMOÇO

13h30 – Informes sobre:

Editais Públicos para o Artesanato – Antônio Almeida

Documentações Jurídicas para  Associações – Efson Lima

14h30 –   Abertura de espaço para perguntas e esclarecimentos dos palestrantes 

15h – Expectativas e Propostas para o Congresso Nacional

Mediadora: Regina Lúcia Borges

15h30 –  Levantamento de questões pelos Grupos

16h – Retorno dos Grupos à Plenária

16h40 – Leitura da Ata da Eleição dos Delegados

17h – Encerramento com agradecimentos e em seguida o Coffee Break.

SERVIÇO:

II CONGRESSO ESTADUAL DOS ARTESÃOS BAIANOS

Local: Museu de Arte Moderna – MAM. Av. Lafayete Coutinho, S/N, Comércio- Salvador -BA

Data: 16 de março de 2022

Horário: 08h às 17h

preloader