O evento vai contar com oficinas, encontros e cadastramento

Depois de ser recebida com muito sucesso em Maragogipinho, a Feira Artesanato da Bahia chega a Jaguarari, na região Norte do estado, de 11 a 14 de agosto, na Praça Alfredo Viana s/n, Centro. O evento deverá reunir cerca de 30 artesãs e artesãos dos municípios que formam o Polo 06 do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelas expositoras e expositores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos.

Nesta edição, também serão realizadas outras ações voltadas para os criadoras e criadores da região. No dia 11, das 14h às 20h, na comunidade de Flamengo recebe a De Antemão a Mão – Oficina de Confecção de Carrancas, voltada para qualificação, formação e aperfeiçoamento da técnica da produção artesanal de carrancas, com uso da madeira. Já no dia 12, o Encontro Regional de Artesãs e Artesãos vai discutir várias questões sobre o setor com as criadoras(es) e associações, das 14h às 17h, na Associação Comercial ACIAJ.

Durante a feira, o reconhecimento da profissão poderá ser feito através do cadastramento de Carteira Nacional de Artesãs e Artesãos. Este registro, junto com o cadastramento no Sicab, habilita o profissional a participar de todas as edições das feiras e ter seus produtos comercializados pelo Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia.

A diversidade cultural da região se traduz na rica produção artesanal decorativa e utilitária, utilizando técnicas e matérias-primas diversas. Destaque para as carrancas, produzidas com entalhe de madeira na comunidade de Flamengo. Das fibras naturais, como palhas e de bananeira surgem os trançados, destacando os de ariri produzido pelo povoado de Jacunã, onde é muito comum essa espécie de palmeira. Os trançados resultam em produção de chapéus, bolsas, esteiras e outros produtos.

“A Feira Regional Artesanato da Bahia chega ao território do Piemonte Norte do Itapicuru, no município de Jaguarari com uma série de ações que fortalecem o Artesanato local e grande expectativa de visibilidade e ampliação da comercialização para os dois dias de Feira. A Caravana do Cadastramento está percorrendo os municípios vizinhos emitindo novas e atualizando as Carteiras Nacionais de Artesã/ão, teremos a Oficina de Qualificação e um importante encontro regional de artesãos onde o conjunto das políticas públicas para o setor será apresentado. É a garantia de mais uma programação de sucesso”, afirma Ângela Guimarães – Coordenadora de Fomento ao Artesanato – Setre. 

A feira e todas as ações são realizadas pela Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia, através da Associação Fábrica Cultural e com a parceria da Prefeitura Municipal de Jaguarari e o apoio da Rede Bahia

SERVIÇO

– De Antemão a Mão – Oficina de confecção de Carrancas 

Data:  11/08/2022 | 14h às 20h – Escola Municipal de Produção de Flamengo.

– Encontro Regional de Artesãs e Artesãos

Data: 12/08/2022 | 14h às 17h – Associação Comercial ACIAJ – Praça Alfredo Viana s/n, Centro, Jaguarari

– Feira Regional Artesanato da Bahia

Data: 13/08/2022 | 10h às 18h

14/08/2022 | 10h às 16h Praça Alfredo Viana, s/n, Centro.

× Como posso te ajudar?