A turística cidade de Lençóis volta a receber a Feira Artesanato da Bahia, dias 11 e 12 de outubro, das 15h às 22h, no Mercado Cultural. Celeiro de artesãs e artesãos, a produção artesanal reflete as manifestações culturais e a beleza da natureza da região da Chapada Diamantina. Neste período, a movimentação de turistas será intensa na cidade, que recebe o tradicional Festival de Lençóis, reunindo artistas baianos e nacionais.

Durante a Feira, baianos e turistas terão a oportunidade de conhecer a diversidade de técnicas artesanais utilizadas por artesãs e artesãos dos municípios que integram o a Rota do Artesanato das Sempre. Destaque para as cerâmicas, os bordados, crochês, esculturas em metal, peças em madeira e papel machê.

No evento, será possível adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente de seus criadores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos, que destacam a identidade regional do artesanato.  Além de manter vivas as tradições culturais da região, a Feira Artesanato da Bahia promove um espaço direto para venda, gerando renda para os expositores.

A região se caracteriza pelo artesanato tradicional, que tem a sua produção geralmente, de origem familiar ou comunitária. Um sistema que favorece a socialização de conhecimento de técnicas, preservando assim a memória cultural transmitida de geração em geração.

CHAPADA DIAMANTINA

Escolhida para receber a Feira Artesanato da Bahia, a cidade histórica de Lençóis é uma das principais da região, cercada de grutas, cachoeiras e casarios coloniais. A sua beleza natural atrai o ano inteiro turistas brasileiros e estrangeiros. Além do turismo ecológico, os esportes radicais também são praticados na região. Localizada na Chapada da Diamantina, a 425 km de Salvador, Lençóis abraça o evento como um importante gerador de rendas que movimenta o trade turístico e a economia local.

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia – SEPROMI. Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis.

× Como posso te ajudar?