Live sobre a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro sana dúvidas de artesãs e artesãos baianos

A tarde da última terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, foi marcada pela transmissão online de conceitos relacionados ao artesanato através da live “O que é a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro”, no canal do Artesanato da Bahia, no YouTube. O evento foi realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA – Setre), e pela Associação Fábrica Cultural.

Na ocasião, Caio Fernandes, técnico da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA-SETRE), apresentou a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro para aproximadamente 300 artesãs e artesãos. Conforme os conceitos expostos por Caio, a Base Conceitual é estabelecida pela Portaria nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018. O documento também institui o Programa do Artesanato Brasileiro e subsidia o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

“Viram a necessidade de criar um documento para nivelar, nacionalmente, os conceitos do artesanato, para debater as políticas públicas do setor da melhor forma”, disse o técnico sobre a origem da Base Conceitual e a importância de instituir conceitos que subsidiem o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

O momento foi didático e sanou as principais dúvidas de artesãs e artesãos. Em sua explicação, o representante da CFA percorreu as definições sobre artesão, artesanato, classificações, características de peças artesanais, tipologias e matérias-primas, além de técnicas artesanais e técnicas complementares. 

Identidade cultural foi um dos temas explorados por Caio na live, sendo um componente importante para Base Conceitual, que define, junto a outros critérios, o conceito de artesanato. “A CFA sempre sugere que o artesão represente a sua origem nas peças artesanais. Sempre que possível, que explore a iconografia de sua cidade para identificar e diferenciar o produto”, afirmou o técnico da CFA sobre a importância da produção de peças representativas.

Ao final da transmissão, as principais dúvidas de artesãs e artesãos foram sanadas. Caio Fernandes também explicou sobre como as/os artesãs/os podem obter a Carteira Nacional de Artesão. 

Confira a transmissão na íntegra:

Base Conceitual do Artesanato Brasileiro


A Base Conceitual do Artesanato Brasileiro (Portaria nº 1.007-SEI.11/2018) estabelece as diretrizes sobre a atuação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em todo o território nacional, orientando também as ações do Artesanato da Bahia.

Consulte a Portaria nº 1.007-SEI.11/2018

preloader