Rituais, oficinas e exibição de filme são destaques do projeto Abril do Artesanato Indígena, que promove mais um final de semana (11 a 13) de atividades abertas com representantes de povos originários, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Graça, com entrada gratuita.
A ação é do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e Secretaria de Cultura (Secult), Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê e Associação Fábrica Cultural.
Na sexta-feira, às 18h30, acontece o Cine Paredão, com a exibição do documentário ‘A Ciência do Amaro’, de Chico Soares. O filme, que leva o nome da tradição ancestral do povo Pankararé, na região do raso da Catarina, na Bahia, retrata a troca de saberes entre os anciãos, jovens e crianças da comunidade indígena através de sua relação com a terra e rituais como o toré, música e dança.
A oficina Arte Digital – Música Indígena/Instrumentos Musicais, no sábado, entre 14h e 17h, ensinará aos participantes como construir instrumentos musicais indígenas a exemplo da maraca, pau de chuva e chocalho.
Já no domingo será a vez de mergulhar no universo das ervas utilizadas em práticas indígenas, a partir de uma roda de conversa seguida de um ritual para entrar em contato com o poder da natureza.
A programação do Abril do Artesanato Indígena acontece todas as sextas, sábados e domingos deste mês (à exceção do final de semana da Páscoa), sempre no MAC, com atividades gratuitas.
No último final de semana (25 a 27) acontece a Feira de Artesanato da Bahia – Edição Indígena, no pátio do MAC, com a participação de 30 artesãs e artesãos indígenas representantes dos Tupinambá, Tumbalalá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kiriri-Xocó, Xuku-Kariri, Kiriri, Pataxó, Tuxá, Xukurú, Funiô, Kaimbé, entre outros povos indígenas do território baiano.
Programação
- 11/04 (sexta-feira)
Cine Paredão – Exibição do filme A Ciência do Amaro, de Chico Soares (18h30)
- 12/04 (sábado)
Oficina Arte Digital – Música Indígena/Instrumentos Musicais (14h às 17h30)
- 13/04 (domingo)
Roda de Conversa: O Despertar das Ervas em Rituais Indígenas (16h30 às 17h30)
- 17/04 (quinta-feira) a 30/04 (quarta-feira)
Abertura Exposição Ecos. Indígenas
- 25/04 (sexta-feira)
Cine Paredão – Lançamento e Exibição do filme Caminhada Tupinambá, de Maurício Galvão (18h30)
- 25 a 27 (sexta-feira a domingo)
Feira Artesanato da Bahia – Edição Indígena
Horário da Feira: 15h às 22h
Atrações Artísticas Indígenas e Danças Ritualísticas
Informações: Ascom Setre