A 3ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia terminou com um excelente saldo em vendas de produtos artesanais para compradores e lojistas do país. O evento começou na segunda-feira (07/11) com uma recepção de abertura para lojistas, artesãs e artesãos. Na terça-feira (08/11), pela primeira vez, os compradores passaram o dia em Maragogipinho, o maior polo ceramista da América Latina, onde tiveram a oportunidade de ver de perto as técnicas de produção e negociaram diretamente com os mestres, artesãs e artesãos. Na quarta e quinta-feira, os encontros foram com os artesãos de outros territórios de identidade da Bahia, no Grande Hotel da Barra, em Salvador.

Os três dias de rodada resultaram em um total de vendas e encomendas no valor de superior a R$ 100 mil. Com isso, mais uma vez o evento alcançou o objetivo de fortalecer o mercado artesanal no estado.

“A 3ª edição da Rodada de Negócios Artesanato da Bahia é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado em ampliar as oportunidades de comercialização para artesãos e artesãs. Além de reunir compradores e profissionais do segmento artesanal, o evento cumpriu o seu papel de estabelecer networking para a efetivação de futuros negócios”, comenta Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

A novidade foi a presença de 17 importantes compradores do país, que viajaram até Maragogipinho para uma experiência imersiva. Nos encontros da Rodada, muitos compradores optaram por levar os produtos adquiridos direto para suas lojas e outros decidiram fazer seus pedidos para entrega em seus endereços. Esta edição recebeu lojistas e empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e outras regiões do país.

“Esta inovação de estender o roteiro da rodada até as olarias de Maragogipinho, possibilitou as artesãs, artesãos e suas associações da região o contato direto com compradores do país, conceito já desenvolvido nos encontros anteriores em Salvador. A iniciativa destaca a política de comercialização do Artesanato da Bahia, que mais uma vez apostou na inovação que possibilitou um expressivo volume de negócios, muitos significativos no incremento da renda dos participantes, na visibilidade do trabalho e na consolidação do setor no mercado nacional”, comenta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Bahia da Setre.

Em Maragogipinho, os compradores tiveram a oportunidade de visitar e realizar negócios em 31 olarias. Entre elas, se destacam as do mestre Almerentino e filhos, Mestre Rosalvo Santeiro, Mestre Miro, Mestre Zé Curu, Mestre Zé Taurino, Mestre Guilherme/Ildecio, Mestre Nené/Valter, Mestre Josias e Manuel Santeiro, dentre outros.

“Nesta terceira edição, tivemos uma experiência super inovadora, porque os compradores vão gerando conteúdo para suas empresas e fazendo negócios diretamente com artesãs e artesãos nas olarias. É um movimento que faz parte do plano de desenvolvimento de comunidades, que é realizado pelo Artesanato da Bahia. Os resultados foram excelentes em prospecção e vendas de peças de cerâmicas”, afirma Teresa Carvalho, consultora da Associação Fábrica Cultural.

Já em Salvador, participaram artesãs e artesãos selecionados pelos curadores em função da maturidade conceitual e a capacidade de entrega de produto com boa qualidade no acabamento. Entre os 23 escolhidos estavam Mirinha Leal (Salvador), Edna Marta Santana (Salvador), Domingos Conceição dos Santos (Ituberá), Tarsis dos Santos (Arraial d’Ajuda), Rosângela Aragão (Iaçu), Tamires Carneiro (Valente), Eliene da Silva (Jaguarari) e Sileusa Fonseca (Camaçari).

A Rodada de Negócios é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.

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