Desde sexta, o evento vem atraindo o público com produtos, shows e desfile
Hoje (domingo – 19/03), Dia do Artesão, encerram-se às comemorações à data no projeto Março do Artesanato, que vem reunindo trabalhos de artesãs e artesãos baianos na Feira Artesanato da Bahia, Feira da Economia Solidária e na Feira Artesanato da Bahia Mestras e Mestres do Artesanato Baiano, das 15 às 20 horas, na área externa do Museu de Arte Moderna. A programação musical fica por conta do show das cantoras Claudya Costta e Sued Nunes.
Um dos eventos mais concorridos do fim de semana, o projeto Março do Artesanato vem atraindo um grande público ao MAM. Ontem (sábado (18/03), o público se divertiu com os shows do quarteto Geleia Solar e Lazzo. O ponto alto foi o desfile Imaginário Popular da Bahia, dirigido por Tininha Viana, com apresentação de Koanza, personagem do ator Sulivã Bispo.
Na passarela, a coleção foi elogiada pelo público pela beleza de sua criação com várias técnicas artesanais. Destaque para coleção Cachoeirana, com roupas bordadas na chita, que ainda podem ser vistas em uma das exposições do evento. O trabalho foi criado pelas artesãs da Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira, em curso ministrado pelo designer Cássio Caiazzo e pela modelista Saraí Reis.
Na sexta-feira, o evento foi aberto oficialmente com a presença do vice-governador, Geraldo Junior; do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – SETRE, Davidson Magalhães e de Weslen Moreira, da Coordenação de Fomento ao Artesanato. O cantor Aloísio Menezes descontraiu ainda mais o público que circulou na feira.
A realização do Março do Artesanato é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), Superintendência de Economia Solidária (Sesol) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o Instituto Casa da Cidadania. O evento conta com apoio da Rede Bahia, Sebrae, IPAC, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.
A Feira Artesanato da Bahia vem apresentando uma diversidade de produtos que refletem a rica diversidade cultural do Estado. São cerâmicas utilitárias e decorativas, rendas, bordados diversos, como richelieu e barafunda, trançados de fibras naturais, crochê e macramê e muitas outras técnicas. A inédita Feira Artesanato da Bahia Mestras e Mestres do Artesanato Baiano é a novidade do evento, reunindo pela primeira vez a criação de importantes nomes do artesanato baiano, entre eles, Joselito Pinto, Luzia Torres, José Roque, Dinoélia Andrade e Luiz Alberto Sanchez.
Já a Feira da Economia Solidária chega como mais uma ferramenta para divulgar esta modalidade produtiva e econômica, que tem como base a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias. Os produtores irão comercializar produtos da linha alimentícia, customizada e manufaturada.
FACES DO METAL
A mostra “Faces do Metal”, resultado o curso “De Antemão, à mão”: Artesanato em Metal, também se destaca na programação de comemoração do mês do artesanato. O MAM vai receber as obras do educador Alessandro Teixeira e das artesãs e artesãos que participaram do curso intensivo de modelagem de metal, revelando a capacidade de criação de cada aluno no trabalho em metal e as possibilidades de aplicação de outros materiais.
PROGRAMAÇÃO
Domingo (19/03)
13h – Workshop temático – Redes sociais para vendas – Espaço Programa Qualificação Artesanato da Bahia – Parceria com o Sebrae
15h – Oficina de fuxico – Produção de peças, com a artesã Beatriz Rocha
16h – Aula Show com a Mestra Raimunda, de Saubara.
17h – Show com Claudya Costa
18h – Show com Sued Nunes