FLOR DE FIBRAS NATURAIS

DINA SANTOS

Especificações

Flores feitas com palha de milho e com pinturas em aquarela e tingimento. A criação da artesã Dina Santos é inspirada em sua observação da flora da região Nordeste, mas, principalmente, das recordações afetivas da sua infância. Ela aprendeu com sua mãe a fazer flores de materiais diversos, como papel, tecido de organza e também a palha de milho, através da qual conta sua história.

Polo 01 – Territórios de Salvador, Recôncavo e Baía de Todos-os-Santos | Cidade: Salvador | Território de Identidade: Metropolitano de Salvador

Comprar

Sobre a(o) Artesã(o)

DINA SANTOS

Dina Santos nasceu em Salvador, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em 25 de julho 1968. Sua história com o artesanato começa observando e aprendendo com sua mãe, que fazia bonecos para suas brincadeiras, flores para decoração da casa, costurava e era muito prendada nas artes domésticas, aprendizados que também adquiriu com sua mãe. Com este legado passado de mãe para filha, Dina começou a desenvolver suas próprias criações, como as estatuetas de orixás inspiradas nos bonecos criados por sua mãe, os patuás que lembram as costuras de sua bisavó e as flores de palha de milho, uma releitura das flores de papel e organza que decoravam sua casa na infância. As principais técnicas que utiliza são a montagem e a costura, e sua principal matéria-prima é a palha de milho, não atoa seu empreendimento se chama Majeko, que significa plantação de milho ou milharal na língua iorubá. Utiliza seu trabalho como artesã para contar…