A Casa Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, realiza nesta terça-feira, 10, a partir das 14h, uma Roda de Conversa e Negócios, que visa promover a interlocucação entre artesãos e artesãs com o elenco de arquitetos da 31ª Casacor Bahia 2025, mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo que acontece de julho a setembro, em Salvador.
A realização do evento é do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a partir da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia (CFA). Durante o evento, a Setre assina contrato que prevê uma loja e espaço de exposição do Artesanato da Bahia na Casacor Bahia 2025.
A programação da Roda de Conversa e Negócios prevê a apresentação do programa Artesanato da Bahia aos convidados, além de uma visita guiada à exposição dos trabalhos de 17 artesãs e artesãos a partir de seis tipologias: cerâmica, madeira, metal, fibras, papel machê e fios.
O objetivo é abrir as portas para que os profissionais da arquitetura conheçam os trabalhos e, assim, surjam oportunidade de negócios com potencias compradores e parceiros, ampliando, assim, a presença do artesanato nos mercados interno e externo.
Os trabalhos foram selecionados por meio de curadoria especializada. Os ceramistas estão representados por Leto, Petrina Patrocínio e Maristela Marques; o artesanato em madeira por Sandro, Gildo e Michael; no metal Mônica Vieira, Matheus e Alessandro; o trabalho com fibras estará representado por José Roque, Neia e Alane Oliveira; papel machê por Irina e Laudineia e artesanato com fios por Ana Fiuza, Antonio Dimas e Maria Zenaide Batista.
A Roda de Conversa e Negócios do Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Setre, por meio da Coordenadção de Fomento ao Artesanato da Bahia (CFA), em parceria com a Casacor Bahia, Organização Social Associação Fábrica Cultural, Federação das Associações de Artesanato do Estado da Bahia (FAAEB) e Organização Social Ilê Axé Ojú Onirê.