A segunda edição do FENABA conta com a comercialização de artesanatos de 17 estados. O evento abre para o público a partir das 10h.

 

Após três dias de sucesso estrondoso, o Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) se prepara para seu grande encerramento neste domingo, 12 de outubro, a partir das 10h. O Dia das Crianças promete ser inesquecível, com uma programação infantil gratuita e recheada de diversão. O ponto alto será o show de Tio Paulinho, que trará toda sua alegria e energia para a Arena Fonte Nova. Além disso, haverá jogos de tabuleiro, oficina de pintura facial, brinquedos e brincadeiras, garantindo um espaço lúdico e interativo para toda a família. É a última chance de explorar a riqueza cultural e as criações dos mais de 500 artesãos e artesãs de todo o Brasil.

O terceiro dia do evento foi marcado por uma noite memorável e cheia de emoção, que agitou a Arena Fonte Nova com as apresentações de Geraldo Azevedo, Sued Nunes e Pedro Pondé, que encantaram o público com um espetáculo da musicalidade brasileira. O festival segue com intensa programação, atraindo milhares de pessoas em uma verdadeira celebração à cultura e à arte popular do Brasil.

Trazendo grandes sucessos da sua carreira, Geraldo Azevedo falou sobre o prazer em participar do FENABA neste sábado (11). “Além de tocar, eu gosto de misturar, eu gosto de desenhar, eu gosto de pintar. Se eu não fosse músico, provavelmente eu seria um artista plástico, trabalharia com as mãos na criação. Os meus figurinos sempre são baseados nas coisas assim, dessa alegoria nordestina, dessa alegria, sempre”, comentou Geraldo.

Durante todo o dia, o festival foi um verdadeiro mosaico da produção artesanal do país. Artesãos de 17 estados brasileiros expuseram e comercializaram suas peças, representando a riqueza, a criatividade e a diversidade do artesanato nacional. Além da vasta exposição, o dia contou com uma palestra que aprofundou a relação entre literatura, música e artesanato da Bahia, com a participação de personalidades como Maria João (neta de Jorge Amado), Gildeci Leite e o artesão Alessandro Teixeira.

Em um momento especial, o Professor Rui também compôs a mesa, sendo homenageado em nome de todos os professores — uma justa reverência neste mês dedicado a esses profissionais. A relevância do evento foi ainda mais reforçada com a presença do Secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, que destacou a importância cultural e econômica do FENABA para o estado. Além disso, as múltiplas atividades, como as rodadas de negócios, cursos profissionalizantes, palestras e painéis temáticos, continuaram a fomentar o desenvolvimento e a qualificação dos artesãos.

“Eu tenho conversado com muita gente que tem vindo aqui, passando nos estandes, conversando com os artesãos e artesãs. E o que as pessoas falam é a palavra encantamento. Realmente tem sido fabuloso. Esses dois primeiros dias foram muito cheios, muito maiores do que o do ano passado. Tivemos o dobro de tamanho neste ano. Tudo isso só é possível devido à participação dos artesãos e artesãs, e ao trabalho de toda uma equipe da nossa comissão organizadora”, disse o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.

Maria João Amado, da Casa do Rio Vermelho, Jorge Amado e Zélia Gattai, destacou que o FENABA apresenta a força e a diversidade do artesanato. “Temos uma mesa falando da importância do artesanato para Jorge Amado e para a Casa do Rio Vermelho, que é a casa onde ele morou com Zélia por aproximadamente 40 anos. Nessa mesa, a gente traz um pouco do acervo da casa e muita história. A arte, ela está aqui para salvar a gente”, relatou Maria João.

O II FENABA é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com o Instituto Convida, o Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE). Tem patrocínio do SEBRAE e conta com apoio do Sesc, Programa Bahia Sem Fome, Educadora FM, TVE e Programa do Artesanato Baiano.

PROGRAMAÇÃO:

Domingo, 12 de Outubro:

  • Manhã:
    • 10:00 – Aberto ao Público (Feira)
    • 11:00 – Recreação SESC (Palco)
  • Tarde:
    • 12:00 – Oficina SESC (Oficinas Práticas)
    • 14:00 – Curso: Gestão de Marca e Identidade Visual / Curso: Processo Criativo e Definição de Produto (Oficinas Teóricas)
    • 16:00 – Show: Tio Paulinho (Palco)
  • Noite:
    • 18:00 – Show: Olodum (Palco)

Observações:

  • As Oficinas Teóricas e Oficinas Práticas ocorrem em diferentes níveis de qualificação (Nível 3, Nível 5, Nível 6), proporcionando aprendizado contínuo.
  • A Venda de Artesanato e as Oficinas SESC são atividades contínuas e abertas ao público em diversos horários ao longo dos dias.
  • Atenção: A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio. Consulte os canais oficiais do evento para as informações mais atualizadas.