Iniciativa do Governo do Estado realiza eventos como o Festival Nacional de Artesanato na Bahia e o Festival de Cerâmica de Maragogipinho


O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE), uma entidade reconhecida por sua atuação na promoção de iniciativas que unem esporte, cultura e desenvolvimento social, anuncia um novo e significativo passo em sua missão. Através de um contrato de gestão inovador, o IBDE assumiu, este ano, a coordenação da execução da comunicação e promoção do programa Artesanato da Bahia, uma política pública do Governo do Estado.

 


Dentre as primeiras ações sob essa nova gestão, o IBDE coordenou a comunicação do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA, realizado em outubro, na Arena Fonte Nova. O Instituto também está à frente da promoção da retomada das operações de venda na Casa do Artesanato da Bahia, localizada no Porto da Barra, revitalizando um importante ponto de comercialização e visibilidade para os produtos baianos, e entre os eventos deste ano a realização do III Festival de Cerâmica em Maragogipinho, maior festival do gênero da América Latina.

 


Essa parceria estratégica visa ampliar a visibilidade do rico e diverso artesanato baiano, assegurando que o trabalho dos artesãos e artesãs alcance novos públicos e mercados. Com sua expertise em estratégias de comunicação e eventos, o IBDE trará uma nova dinâmica para destacar a cultura, tradição e criatividade que permeiam cada peça artesanal, contribuindo diretamente para a geração de renda e a preservação cultural em todo o estado.

 


“Assumir a gestão da comunicação e promoção do programa Artesanato da Bahia é um marco para o IBDE e um compromisso com o riquíssimo legado cultural e social do nosso estado. Com esta parceria, vamos aplicar nossa expertise para elevar a visibilidade do trabalho dos artesãos, conectá-los a novos mercados e, acima de tudo, garantir que a beleza e a tradição de cada peça baiana sejam reconhecidas e valorizadas, gerando dignidade e oportunidades para todos.”, destacou o diretor do IBDE, Rilson Campos.

 

Sobre o IBDE


O IBDE é uma organização comprometida com o desenvolvimento social através da cultura, do esporte e da promoção de iniciativas que geram impacto positivo nas comunidades. Com expertise em gestão de projetos, comunicação e eventos, o Instituto atua para valorizar talentos, preservar tradições e criar oportunidades em diversas esferas do cenário nacional.

 

Sobre o Programa Artesanato da Bahia


O Programa Artesanato da Bahia é uma política pública do Governo do Estado, gerida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA). Suas ações se materializam por meio de qualificação, inovação, promoção e ações de comunicação, além de oportunidades de comercialização.


São iniciativas executadas tanto diretamente quanto em parceria com entidades como o Instituto Convida, o Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE), além de editais específicos, a exemplo do da Instituição Iaonirê.


O Artesanato da Bahia é também uma expressão da arte popular, da cultura, tradição e criatividade do povo baiano. A produção artesanal transforma matérias-primas locais em peças únicas, carregadas de simbolismo e identidade, preservando a diversidade e a história do estado através da arte. Além de sua relevância cultural, o programa tem como eixo central a geração de renda para artesãos, comunidades e associações, fortalecendo a economia local e ampliando o turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico.