Novo Edital de Chamamento Público já está disponível e convoca artesãos para representar a Bahia no evento nacional
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia, por meio da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), anunciou o lançamento do Edital de Chamamento Público Nº 001/2026. A iniciativa visa selecionar artesãos, mestres artesãos, entidades representativas e grupos de produção artesanal baianos para participar do 21º Salão do Artesanato de Brasília, um dos mais importantes eventos do setor no país, que acontecerá na capital federal de 01 a 05 de abril de 2026.
O edital, que está alinhado às diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), tem como principal objetivo promover a difusão e a valorização do artesanato brasileiro, fomentando a comercialização da produção baiana e estimulando a integração de talentos de diversas regiões. Os selecionados terão a oportunidade de ocupar um estande coletivo de 50m², um espaço privilegiado para expor e comercializar seus trabalhos, ampliando sua visibilidade e gerando novas oportunidades de negócio em um cenário nacional.
Serão disponibilizadas um total de 10 vagas, distribuídas de forma a garantir a representatividade da rica diversidade do artesanato baiano. Duas vagas serão destinadas a Mestres Artesãos com Carteira Nacional de Mestre Artesão válida, enquanto outras duas serão para Entidades Representativas de Artesãos (associações ou cooperativas) ou Grupos de Produção Artesanal, com foco naqueles que demonstram impacto na geração de renda para um maior número de artesãos e famílias. O edital também reforça seu compromisso com a inclusão, reservando uma vaga para artesãos Pessoa com Deficiência (PcD) e uma para artesãos indígenas, ambos registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) ou em grupos majoritariamente compostos por eles. De forma similar, uma vaga será destinada a artesãos quilombolas (registrados no SICAB ou grupos integralmente formados por quilombolas), celebrando e promovendo a riqueza cultural desses povos. Completando o quadro, três vagas serão para Artesãos Individuais com Carteira Nacional de Artesão válida, incentivando o talento e a criatividade singular. A seleção contemplará produções que abrangem arte popular, artesanato tradicional, de referência cultural, contemporâneo-conceitual, indígena e quilombola.
As inscrições para este chamamento público seguem abertas até o dia 28 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever tanto presencialmente, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em Salvador – de segunda a sexta, das 09h às 16 -, quanto de forma eletrônica, através do formulário disponível em EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2026 PROCESSO SELETIVO DE INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO 21º SALÃO DO ARTESANATO DE BRASÍLIA COM O APOIO DO PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO.
Para participar, os artesãos devem ser maiores de 18 anos ou menores emancipados, possuir cadastro ativo no SICAB com Carteira Nacional válida e ter disponibilidade para viajar. Entidades e grupos devem estar legalmente constituídos e cadastrados no SICAB, além de indicar um representante para o evento. A documentação completa e o portfólio são essenciais, e a falta de qualquer item pode resultar na inabilitação.
Em caso de dúvidas e para mais informações, a Coordenação de Fomento ao Artesanato está à disposição através do e-mail: salaonacional@setre.ba.gov.br ou pelo telefone: (71) 3115-3328.