Na próxima terça-feira, 21 de dezembro, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), realiza a cerimônia de entrega da Certificação de Origem Artesanato da Bahia a artesãs e artesãos baianos. O evento acontece às 10h, no Centro de Comercialização, localizado no Porto da Barra.
A ocasião também encerrará o ano de 2021, marcado pela retomada das ações presenciais do Artesanato da Bahia. Ao todo serão 39 produtos certificados, feitos pelas mãos de 15 artesãs e artesãos da Bahia. A lista de peças contempladas é diversificada e parte da utilização de várias técnicas: mosaico, papietagem, crochê, bordados, pinturas, cerâmicas e esculturas de madeira e metal compõem a seleção.
Os produtos a serem contemplados na certificação foram submetidos à avaliação prévia, respeitando os seguintes critérios: identidade cultural, qualidade, inovação com equilíbrio, adequação econômica, eficiência logística, identidade visual, adequação ergonômica e respeito socioambiental.
As inscrições no programa foram abertas ainda no ano de 2020 e, em virtude da pandemia da Covid-19 e por medida de prevenção ao contágio e propagação da doença, foram efetuadas exclusivamente de forma eletrônica. Participaram da seleção artesãos e artesãs baianos ou radicados no estado há pelo menos dois anos, com cadastro ativo no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
Programa de Certificação do Artesanato da Bahia
Como parte dos objetivos de atuação do Artesanato da Bahia e para garantir a origem do produto artesanal do estado, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), criou o Programa de Certificação do Artesanato Baiano. A iniciativa visa contribuir com a preservação de produtos tradicionais, estimular o desenvolvimento de propostas inovadoras, além de favorecer o aprimoramento dos processos produtivos e estimular a elevação da qualidade técnica.