Evento para convidados acontece no dia 22 de agosto, a partir das 18h

 

A CASACOR Bahia receberá, no próximo dia 22 de agosto, às 18h, o evento de lançamento do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA. A noite será marcada por um desfile assinado pelo modelo e empresário Carlos Cruz, com modelos oriundos de comunidades periféricas, vestindo roupas, calçados e acessórios criados exclusivamente por artesãs e artesãos baianos. O tema do desfile, “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, promete traduzir em moda a força da cultura popular e da economia criativa do estado.

O evento vai reunir arquitetos, formadores de opinião, imprensa, autoridades e outros convidados. O público visitante da CASACOR também poderá participar do evento mediante ingresso da mostra, vivenciando de perto uma celebração que une arte, design, moda e música. A programação inclui uma abertura com apresentação de Cláudya Costta, com repertório afro-baiano, voz potente e conexão ancestral, seguida pelo desfile temático e encerramento com o DJ Elton Santos.

“Faremos um dos maiores eventos do artesanato brasileiro. A Bahia é um celeiro de criatividade, que se conecta com a ancestralidade e a resistência do nosso povo. Temos ampliado investimentos no fomento para área e o Artesanato da Bahia se consolida como referência, gerando renda para muitas famílias”, afirmou o secretário da SETRE, Augusto Vasconcelos.

O modelo e empresário responsável pelo desfile, Carlos Cruz, destacou a importância do evento: “O lançamento do FENABA vai ser um momento que une empreendedorismo e valorização da cultura negra, especialmente através do artesanato e da ancestralidade. O evento contará com um desfile que vai priorizar a acessibilidade, diversidade e inclusão. O projeto Periferia do Futuro capacita jovens, muitas vezes esquecidos, que vão brilhar na passarela da CASACOR Bahia, destacando a importância da arte como instrumento de transformação social.”

FENABA dobra de tamanho em sua segunda edição

O II Festival Nacional de Artesanato na Bahia acontecerá de 9 a 12 de outubro, na Arena Fonte Nova, com o dobro do espaço, proporcionando mais conforto ao público, estacionamento, área totalmente coberta, palco maior e a maior quantidade de artesãs e artesãos já reunida. O evento contará com a presença de 310 artesãs e artesãos da Bahia e aproximadamente 190 artesãos vindos de 18 estados do Brasil, além de shows de artistas baianos e de projeção nacional.

“Com expectativa de atrair mais de 8 mil visitantes por dia, o festival se consolida como o maior evento do segmento no país, sendo vitrine e ponto de negócios para centenas de artesãs e artesãos. Com o tema ‘Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia’, o festival destaca o artesanato como um elemento fundamental na formação da identidade do povo baiano. Isso se expressa na culinária, com as panelas de barro; na figura da baiana, com seus trajes típicos; na capoeira; na música, com o berimbau e os atabaques — todos símbolos costurados pela nossa ancestralidade e pelas mãos de homens e mulheres que mantêm viva essa tradição. Esse é o espírito do II FENABA.”, destaca o coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.

O Artesanato da Bahia é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).

Serviço:

  • O quê: Lançamento do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA)
  • Data: 22 de agosto de 2025
  • Horário: 18h
  • Local: CASACOR Bahia – Casa Nossa Senhora das Mercês
  • Entrada: Evento para convidados

NOTA DE COBERTURA:

Lançamento do II FENABA transforma CASACOR Bahia em celebração da cultura e do artesanato baiano

Desfile com peças exclusivas, modelos da periferia e artesãos da Bahia abrem caminho para o maior festival de artesanato do país, que acontece de 9 a 12 de outubro, na Arena Fonte Nova.

A CASACOR Bahia se tornou, na noite desta sexta-feira (22), palco de criatividade, ancestralidade e celebração cultural. O lançamento do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA reuniu influenciadores, jornalistas, arquitetos, formadores de opinião e, principalmente, artesãos e artesãs de todo o estado, em uma festa que destacou a força e a beleza do artesanato baiano.

A noite começou com a apresentação da cantora Cláudya Costta, seguida pelo desfile temático assinado pelo modelo e empresário Carlos Cruz, e pelo encerramento com o DJ Elton Santos, que manteve a energia da celebração até o fim da noite.

O desfile trouxe à passarela peças exclusivas criadas por artesãos da Bahia, vestidas por modelos oriundos de comunidades periféricas. Cada roupa, calçado e acessório contou uma história, dialogando com a riqueza cultural, a ancestralidade e a identidade do povo baiano, unindo modernidade e tradição.

“O Artesanato da Bahia cresce a cada dia e, juntos, estamos impulsionando investimentos, prestando assistência e qualificação, e atraindo talentos para que entrem na Rota do Artesanato. A segunda edição do FENABA que será realizado na Arena Fonte Nova, em outubro, tem expectativa de receber 8 mil pessoas por dia com grandes atrações. Será um evento que vai demonstrar a força da nossa arte que está presente em todo o território, revelando a nossa identidade e ancestralidade. Estamos muito felizes com os resultados alcançados até aqui.”, disse o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.

O evento marcou a importância do artesanato como vetor de emprego e renda, mostrando como a cultura se conecta com a economia criativa e transforma vidas. A noite abriu alas para a contagem regressiva do II FENABA, o maior festival de artesanato do país, que terá como tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”. Na edição de 2025, o evento que acontecerá na Arena Fonte Nova entre os dias 9 e 12 de outubro, dobra de tamanho e vai reunir mais de 500 artesãos de todo o Brasil.

“Hoje foi um dia incrível. Estamos aqui na CASACOR Bahia com muitos jovens da periferia, representando o artesanato da Bahia, que tem um nome gigante, um trabalho social que mostra muito sobre nossa ancestralidade. A ideia de trazer as mestras para o desfile foi para que a gente conseguisse tocar o coração da plateia, apresentando essa conexão do passado com o futuro. Eu acredito em um futuro melhor para as periferias e comunidades.”, salientou Carlos Cruz, modelo e empresário responsável pelo desfile.

O coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira, enfatizou a magnitude do evento e sua função de consolidar o artesanato como patrimônio cultural e oportunidade econômica. “O lançamento do Festival Nacional do Artesanato foi um sucesso. Estiveram presentes gestores, imprensa, patrocinadores e o principal: artesãos e artesãs. O desfile representou de fato o que vai ser o II FENABA: potente, bonito, elegante e cheio de representatividade. A gente aguarda o público ocupando a Fonte Nova e tendo lá o que há de melhor do artesanato da Bahia.”

O FENABA é realizado pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).