Os artesãos e visitantes da 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) terão um final de semana repleto de arte, cultura e música. O evento, que começou na última quinta-feira (9), se consolida nacionalmente como um ponto de encontro dos artesãos e artesãs de todo o Brasil, trazendo o que existe de melhor em cada região do país. Com uma programação totalmente gratuita, o FENABA oferece neste sábado (11), na Arena Fonte Nova, uma experiência única voltada para o artesanato e música, com os shows de Sued Nunes, Pedro Pondé e Geraldo Azevedo.
Além da variedade de produtos como peças em cerâmica, bordados, esculturas em madeira, biojóias, acessórios de moda, arte indígena, roupas e tricot, o evento ainda é marcado pelo aprendizado e valorização do trabalho artesanal. Nos estandes, as vivências e manifestações culturais de cada região reforçam a riqueza e a valorização do trabalho artesanal. A primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso, e o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, estavam entre os visitantes desta sexta-feira (10).
Neste segundo dia de evento, cursos como Gestão de Marca e Identidade Visual e Processo Criativo e Definição de Produto evidenciaram uma das principais propostas do festival: o papel do artesanato como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural. As artesãs Ana Silva e Edna Oliveira aproveitaram a oportunidade para ampliar os conhecimentos em um novo negócio. “Aproveitamos a sexta-feira para entender melhor como funciona na prática uma empresa. Estamos abrindo juntas um ateliê de brincos e argolas, tudo de forma artesanal. Aqui no FENABA, encontramos um auxílio para realizar nosso sonho. Espero um dia trazer nossa empresa também aqui para o Festival”, disse Edna Oliveira.
Entre os estandes organizados na Arena Fonte Nova, a cozinheira Helena Conceição ficou em dúvida sobre o que levaria para casa. “Quando fiquei sabendo do Festival, logo pensei que era a oportunidade de fazer boas compras para decorar minha cozinha e levar itens para o meu trabalho. Encontrei pratos de barro, talheres de madeira e também panos de prato decorativos”, contou Helena.
A riqueza ancestral perpetuada pelos povos originários teve destaque no FENABA. O artesão Jacarandá Tupinambá de Olivença trouxe peças e itens produzidos em sua comunidade. “Apresentamos aqui nossa identidade e nossa cultura. Quando a pessoa adquire um produto da gente, ela está levando uma marca do povo indígena e a nossa força ancestral”, enfatizou Jacarandá.
Música e cultura
Os shows de Laiô, Sertanília e Filhos de Jorge encerraram o segundo dia do evento e deixaram a energia lá no alto. As apresentações colocaram o público para dançar e celebraram a força da música baiana, em uma noite marcada por diversidade e alegria. Os vocalistas da banda Filhos de Jorge destacaram a importância do FENABA para a valorização do artesanato e da cultura. “A gente tem consciência de como o artesanato movimenta a economia e de como a gente pode chegar junto, de alguma forma. Estar aqui no FENABA realmente é um presente.”
Já a cantora Laiô falou que cantar no Festival foi um momento especial. “Estou representando um lugar. Venho de um território que pra mim é extremamente importante ser cantado, por isso venho cantar axé, venho cantar o rio, venho cantar o mar, venho cantar o meu lugar e os amores que me atravessam”, pontuou Laiô.
O II FENABA é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com o Instituto Convida, o Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE). Tem patrocínio do SEBRAE e conta com apoio do SESC, Programa Bahia Sem Fome, Educadora FM, TVE e Programa do Artesanato Baiano.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado, 11 de Outubro:
- Manhã:
- 08:30 – Wellcome Coffee (Auditório)
- 09:00 – Painel: Letras e Ritmos – A Sinfonia do Artesanato da Bahia (Auditório)
- Tarde:
- 12:00 – Intervalo (Auditório)
- 13:00 – Aberto ao Público (Feira)
- 14:00 – Venda de Artesanato (Feira)
- 14:00 – Oficina SESC (Oficinas Práticas)
- 14:00 – Curso: Gestão de Marca e Identidade Visual / Curso: Processo Criativo e Definição de Produto (Oficinas Teóricas)
- 16:00 – Encontro de Crocheteiras (Auditório)
- Noite:
- 17:30 – Show: Sued Nunes (Palco)
- 19:00 – Show: Pedro Pondé (Palco)
- 20:30 – Show: Geraldo Azevedo (Palco)
Domingo, 12 de Outubro:
- Manhã:
- 10:00 – Aberto ao Público (Feira)
- 11:00 – Venda de Artesanato (Feira)
- 11:00 – Recreação SESC (Palco)
- Tarde:
- 12:00 – Oficina SESC (Oficinas Práticas)
- 14:00 – Curso: Gestão de Marca e Identidade Visual / Curso: Processo Criativo e Definição de Produto (Oficinas Teóricas)
- 16:00 – Show: Tio Paulinho (Palco)
- Noite:
- 18:00 – Show: Olodum (Palco)
Observações:
- As Oficinas Teóricas e Oficinas Práticas ocorrem em diferentes níveis de qualificação (Nível 3, Nível 5, Nível 6), proporcionando aprendizado contínuo.
- A Venda de Artesanato e as Oficinas SESC são atividades contínuas e abertas ao público em diversos horários ao longo dos dias.
- Atenção: A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio. Consulte os canais oficiais do evento para as informações mais atualizadas.