A mestra Alentícia Bertoleza Ribeiro modela no barro miniaturas de animais para composição de presépios, dando continuidade ao trabalho da família Santos de tradicionais ceramistas na cidade de Cachoeira. Nascida na zona rural do município em 4 de dezembro de 1950, no distrito de Cabonha, teve seu primeiro contato com a modelagem do barro na infância, quando, nas brincadeiras com as outras crianças, fazia pequenas panelas.
No início da adolescência, mudou-se para a cidade de Cachoeira. Foi lá que, na juventude, conheceu Pedro de Jesus Santos (1956 – 2014), com quem se casou. Pedro era filho de Armando e sobrinho de Tamba, artistas que começaram fazendo peças para presépios e desenvolveram um trabalho autoral que mistura cenas típicas da cidade e figuras religiosas, principalmente ligadas ao candomblé, sendo as mais conhecidas o Exu e a Barca de Exus. Ao entrar para a família, Alentícia começou também a trabalhar com cerâmica figurativa, criando peças decorativas ou religiosas, com toque delicado e uso de cores primárias, além do preto e do branco.
O trabalho com a cerâmica também tem continuidade com seus filhos Florisvaldo, Marilene e Márcia, e seus netos também são estimulados na arte da modelagem.