Criada em uma família de artesãos em Bom Jesus dos Pobres, as vivências de Bárbara se entrelaçam com as suas tradições familiares: enquanto seu pai confeccionava e consertava velas de saveiros, Bárbara e seus irmãos adormeciam ao som das mãos habilidosas dele e de sua mãe:
“Venho de um contexto familiar de artesanato, meu pai fazia velas para os barcos (velas de Saveiro). Ele era de Bom Jesus dos Pobres, e devido ao calor intenso do verão, ele costurava muito à noite. Minha mãe ajudava a fazer as rodinhas de piaçava que iam em cima das velas de Saveiro, e enquanto isso, nós dormíamos ao redor da vela, que era imensa”
Ao chegar em Cachoeira, a artesã, junto com outras mulheres, fundaram a Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira. Com o tempo, o grupo cresceu e passou a desenvolver projetos voltados para jovens, mulheres e crianças. Entre as iniciativas, destaca-se a confecção de brinquedos artesanais, que são distribuídos em comunidades rurais e quilombolas da região. Atualmente, o grupo mantém uma loja física em Cachoeira e participa de feiras para divulgar e comercializar suas produções. O trabalho desenvolvido pelo grupo Chitarte em Cachoeira valoriza a tradição da chita bordada, tecido introduzido no período colonial. O grupo conquistou reconhecimento como patrimônio cultural da cidade e tem forte aceitação da comunidade.
O reconhecimento como “mestra” chegou de forma natural, incentivado por pessoas de seu grupo e da comunidade. Para ela, o título é uma valorização do trabalho e do conhecimento que compartilha. Ser “mestra”, segundo a artesã, está mais relacionado ao ato de transmitir e perpetuar o saber do que ao título em si. Ela acredita que seu maior legado é compartilhar um conhecimento que possui, que vai além das peças que produz.
Após o nascimento de sua filha e a perda do seu pai, Bárbara criou um mapa do Recôncavo bordado com pontos usados em velas de saveiro, unindo memória, território e identidade. Esse trabalho, que a acompanha como símbolo de sua luta pelo reconhecimento do artesanato no Recôncavo, é também uma expressão dos afetos proporcionados pelo artesanato.