Mestre Joselito é especialista na técnica de entrelaçar fios em teares, criando peças belas e delicadas. Nas suas criações, mescla fios e fibras, como sisal e piaçava, para produzir peças como jogos americanos, caminhos de mesa, tapetes, sousplat e sacolas. Usando fios mais finos, tece delicados panos da costa, ojás, toalhas e panos de mesa. No seu trabalho, acumula o conhecimento de pontos tradicionais de várias regiões do Brasil.
Nasceu em Salvador em 04 de agosto de 1963, e sua história com a tecelagem iniciou ainda na infância. Ao perder os pais muito cedo, foi viver com a irmã e, em casa, teve como mestre o seu cunhado, o tecelão sr. Antônio Bonfim de Jesus. Junto com seus dois irmãos e o mestre, construíram teares de ripão e desenvolveram o seu fazer artesanal, tornando-se logo professores. Sua experiência com o ensino começou na adolescência e já transmitia o seu conhecimento quando eventualmente substituía o irmão ou cunhado nas aulas.
É servidor e dá aulas através do Governo do Estado da Bahia. Como professor há mais de 40 anos, já deu cursos em Salvador e cidades da Região Metropolitana, em associações, projetos comunitários e terreiros de candomblé, como o Ilê Axé Opó Afonjá e o São Jorge Filho da Gomeia. No interior, também compartilhou seus conhecimentos em cidades como Cipó, Valente, São Domingos, Ribeira do Pombal e Ribeira do Amparo, entre outras. Responsável pela manutenção da técnica no estado, mestre Joselito espera continuar transmitindo seus conhecimentos para que a tecelagem continue viva.