A mestra Constância Maria de Carvalho cria esculturas em cerâmica e é especialista em figuras humanas. Ela nasceu em 29 de abril de 1946 em Serra Negra, local hoje conhecido como o município de Pedro Alexandre, na Bahia, que ganhou esse nome por conta de seu bisavô. Na infância, aluna de um colégio interno aos 9 anos de idade, aprendeu com as freiras a costurar, bordar, fazer flores e outros trabalhos manuais, sendo esse seu primeiro contato com o artesanato.
Já adulta, fez cursos de pintura e de desenho artístico e pintava telas, mas revelou a uma amiga o seu sonho de ser escultora. Por incentivo dessa amiga, começou a fazer o curso de cerâmica do Instituto Mauá com o professor Reginaldo Xavier e, assim que tocou o barro, se apaixonou. Já no segundo semestre do curso, começou a vender suas peças. Seguiu se aperfeiçoando como autodidata, através de livros, revistas e muitas visitas a museus.
Constância esculpe na argila figuras humanas, criando santos, anjos e orixás e também reproduzindo retratos. Suas peças têm especial atenção às expressões e emoções e não são pintadas, mantendo a cor original da argila queimada.
Para ela, a cerâmica mudou sua vida, trazendo tranquilidade em momentos difíceis e também independência. Começou a dar aulas no mesmo lugar onde começou a aprender a técnica, o Instituto Mauá, e durante 12 anos foi professora de cerâmica escultórica, transmitindo seu conhecimento para diversos alunos e alunas.