O mestre Taurino Silva, mais conhecido como Seu Zé das Baianas, é um dos artesãos que fazem a fama de Maragogipinho, importante centro oleiro da Bahia. Ele nasceu em 1957, cresceu entre as olarias do povoado e, ainda na infância, carregava a produção da olaria em balaios até as casas das mulheres que faziam o brunimento, acabamento que dá brilho às peças. Depois disso, começou a amassar o barro, preparando-o para o artesão que iria fazer as peças.
Aos 13 anos, incentivado pelo “pai de criação”, Milton Moreira, começou a modelar no torno e criar suas primeiras peças: pratos de sobremesa, depois panela de feijoada e outros utilitários. Criativo e inquieto, está sempre em busca de criar novas peças. Foi assim que surgiu a baiana que está no seu codinome e é sua peça mais famosa, escultura em tamanho grande que representa um dos principais símbolos do estado.
Seu legado já foi reconhecido em várias matérias de TV e pela Unesco, que escolheu seu trabalho para representar a Bahia em 2004. Sua “Baiana com Tabuleiro” também é parte do acervo de arte popular do Museu do Folclore Edison Carneiro, no Rio de Janeiro. Mas, apesar de todo reconhecimento nacional e até internacional, Seu Zé sonha mesmo em realizar um curso na própria comunidade. Ele quer incentivar os jovens a seguirem a tradição oleira local e mostrar as oportunidades e os caminhos de sucesso que é possível alcançar com a cerâmica artesanal.