O mestre José Roque Azevedo Assunção é um dos responsáveis pela manutenção do trançado da piaçava no Baixo Sul da Bahia. Quando sua família mudou-se para a cidade de Ituberá, sua mãe aprendeu a técnica, preservada nas comunidades quilombolas da região e foi com ela que Zé Roque aprendeu o que, futuramente, se tornaria sua missão.
Quando trabalhava em uma grande empresa, em 2010, foi convidado a contribuir com um projeto em comunidades quilombolas da região, justamente pelo seu conhecimento do fazer artesanal local. Então como instrutor, transmitiu técnicas e saberes para a população de seis quilombos da região. A iniciativa deu tão certo que ele decidiu deixar o trabalho na empresa e se dedicar exclusivamente ao projeto e ao ensino do trançado da piaçava. Depois disso, deu inúmeros cursos e palestras em escolas e a convite da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre.
Seu trabalho autoral é extremamente criativo e produz belas mandalas, cestos, sousplats, fruteiras e outros produtos, feitos com matéria-prima extraída das matas da região de maneira sustentável e respeitosa ao meio ambiente. O equilíbrio ambiental é, inclusive, uma das suas grandes preocupações. Em seus cursos e palestras, faz questão de enfatizar a importância da conservação da palmeira da piaçava e de um extrativismo responsável para que a tradição dos antepassados continue a perdurar.